Áreas de atuação

  • Condominial: 
    Com capacitação específica nesta área, oferecemos várias possibilidades aos condomínios. Além de atendimentos a conflitos pontuais, é possível a contratação para acompanhamento de casos e melhora da comunicação geral do condomínio e facilitação das assembleias de condomínio. 

    A mediação nessa área trabalha conflitos de convivência entre vizinhos, sejam eles residências ou empreendimentos comerciais, como por exemplo: atraso na cota condominial, barulho excessivo, obras, existência de animais.

     

  • Familiar: 
    Desenvolvemos trabalhos aprofundados e atendimentos em mediação familiar desde 2014, inclusive na formação e supervisão de novos mediadores. 

    As famílias protagonizam inúmeros conflitos em que a mediação pode auxiliar, como por exemplo, situações de divórcio, convivência e auxílio financeiro aos filhos, cuidados com pais idosos, entre outras. Essas situações familiares são permeadas de emoções e sentimentos e a utilização da mediação familiar como forma de resolvê-las tem, como principal objetivo, a preservação de vínculos afetivos.
    Em casos com filhos, baseia-se também na cooperação e na responsabilização dos pais na criação dos filhos, fazendo com que os pais tenham uma relação sadia, para que possam ter um convívio intenso, respeitoso e frequente com os filhos.
     

  • Empresarial: 
    Muitas vezes a mediação empresarial parece inacessível a pequenas e médias empresas. Buscamos alterar essa realidade, pois o bom tratamento conflitos empresariais podem gerar resultados benéficos para o desenvolvimento da atividade empresarial em todos os níveis de atuação.

    Neste caso, os conflitos podem ser internos (relacionamentos existentes entre as pessoas ou diferentes setores) ou externos (entre diferentes empresas ou com parceiros). Exemplos: Divergência de opinião entre um funcionário e um colega; dificuldade na comunicação entre os sócios; fusão entre empresas, problemas com fornecedores.

  • Escolar: 
    A mediação quando aplicada no contexto escolar incentiva uma cultura de paz e a convivência saudável de todos os envolvidos na instituição. A sua utilização fortalece a tolerância recíproca, ameniza o desgaste emocional decorrente do conflito e auxilia na formação cidadãos críticos e participativos, que através do diálogo solucionam divergências e tomam decisões coletivas. Além de cursos específicos e experiência na área, temos formação multidisciplinar, inclusive na área de psicologia escolar. 

    São mediáveis os conflitos da comunidade escolar, sejam eles entre alunos, professores, pais, direção ou demais funcionários da instituição de ensino.


(51) 99605.1804 e (51) 99189.6058

contato@enfoquecolaborativo.com.br