Advocacia colaborativa

   As práticas colaborativas são um método de gestão de conflitos onde os advogados de ambos os lados se propõem a atuar de forma extrajudicial, auxiliando os envolvidos a negociarem soluções.
 

A partir da delimitação inicial das questões a serem tratadas, uma equipe multidisciplinar poderá ser formada. Essa composição é debatida entre o advogado colaborativo e seu cliente conforme as necessidades específicas de cada caso. A equipe, multidisciplinar e personalizada, auxilia na comunicação e negociação, definindo as questões a serem resolvidas e produzindo opções para resolvê-las sempre destacando que as escolhas devem atender aos interesses mútuos.
 

  Nessa prática todos os membros dessa equipe assinam um termo de confidencialidade e não-litigância, garantindo, assim, um espaço blindado de diálogo e comprometimento. A assinatura deste termo permite um espaço de negociação livre de ameaças, já que impede que os advogados que atuam no caso ajuízem processos relacionados aos temas tratados de forma colaborativa.
 

  Em caso de haver acordo entre as partes, os advogados colaborativos redigem uma minuta conjunta e levam a registro em cartório ou, quando imprescindível, ao judiciário para homologação da vontade das partes, tornando todas as combinações perfeitamente legais e exequíveis

  Como todo o procedimento é realizado com o auxílio de uma equipe multidisciplinar capacitada e qualificada, incentiva o exercício da autonomia, reduz antagonismos e auxilia os envolvidos a participarem ativamente na construção de novos comportamentos, por meio de comprometimento e corresponsabilização. 

Áreas de atuação das práticas colaborativas: 

As práticas colaborativas tem utilização principal em questões que envolvem:

  • Famílias​

  • Empresas


 


(51) 99605.1804 e (51) 99189.6058

contato@enfoquecolaborativo.com.br